quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reforma ortográfica da Língua portuguesa




Como toda mudança é sempre criticada, com a Reforma Ortográfica não foi diferente. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em 1990 e assinado em 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele entra em vigor HOJE! Mas não se aperreie. Muita hora nessa calma.
Ainda há quatro anos - até dezembro de 2012 - pra que o acordo seja completamente aplicado. Até então, as duas grafias serão aceitas. Então, você tem tempo o suficiente para
aprender tudo.
Agora, um teste: Você já leu um jornal hoje para saber se os jornalistas já se atualizaram? Para saber se os jornalistas já estão de acordo com a
nova grafia, observe se ainda há algum trema; se as letras k,y e w estão no alfabeto; se as letras mudas desapareceram; se os acentos em ditongos ‘ei’ e ‘oi’ paroxítonos desapareceram,…
Enfim. A Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa entra em vigor além do Brasil, em Angola,
Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau, que também assinaram o acordo. A idéia é uniformizar a língua que, embora dê trabalho que todos se adptem, facilita o intercâmbio cultural, social, comercial etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário